quarta-feira, 11 de março de 2009

O Carnaval é quando um homem quiser!

Fevereiro, frio, vento a soprar em rajadas fortes, precipitação a Norte, Sul, Este e Oeste das Penhas Douradas e claro… CARNAVAL!
Fevereiro é Carnaval, sobretudo naquele sítio onde foi inicialmente festejado e onde faz todo o sentido: Brasil.
Brasil: hemisfério Sul, logo calor, logo parcas vestes, logo leveza, logo diversão, logo música, logo…dança. Ora samba, bateria, sambódromos, brasileiros a dançar e a festejar o seu quente verão.
E é aqui que reside a grande questão: em Fevereiro Brasil é canícula pura e dura. Em Portugal, Fevereiro é… triste, muito triste. Fevereiro é um mês indeciso, não é completo, é um mês “manco”, falta-lhe dois a três dias e isso não deve fazer bem seja a que mês for. Um mês que claudica não pode ser bom. Fevereiro ainda não é bem Primavera mas já nos trapaceia com dias de Sol e promessas de calor, Também não é Inverno em bruto, retém algo na fonte mas não declara tudo. Resumindo é um mês que promete mas não consegue cumprir, por muito boa vontade que tenha.
O nosso Carnaval também é assim: é um “Fevereiro” dentro do Fevereiro (que por vezes ocorre em Março). Algo indefinido, que não tendo raízes culturais próprias, vai beber a outro continente. Dos tradicionais (esses sim, para mim os verdadeiros corsos carnavalescos nossos) carros alegóricos forrados a ironia e sátira social, dos “cabeçudos” passou-se ao samba (que apesar de todo o mérito como expressão artística que é), aos “bikinis” e folia importada.
E eu a pensar que a nossa era tão boa que não precisava de ir “lá fora”. Foliar sempre foi connosco. A foliar desde 1143, caramba! Nós é que temos algo a ensinar! Preferia inquestionavelmente ver dançar-se o “Vira” no Carnaval que assistir à profunda dor (tanto visual como até física) de observar corpos despidos sob uma “módica” temperatura de 10 ou 12º! Pronto, este ano esteve uns 18 ou 19º! Onde estava eu com a cabeça? Desfilar sob esta temperatura está bem, mas se for para diminuir o ar condicionado de 30º à sombra para 16º ou 17º é crime punível pela lei Anticiclone dos Açores 13/567 (que ainda não existe mas é uma questão de dias).
Mas sendo “Carnaval” ninguém leva a mal e, acrescentando um “brasileirismo” tão caro: Está “tudo legal!”.


Vanessa Limpo

in "Expresso Sem Mais", edição de 7 de Março de 2009.

1 comentário:

Nokas disse...

hehe...bem visto. Mas pra mim, cabeçudos ou samba é a msma porcaria...detesto carnaval...