quinta-feira, 10 de abril de 2008

A idade da inocência

A idade da inocência


Estava eu numa das minhas aulas com crianças entre os seis e os sete anos, quando fui alvo de uma pergunta (que só as crianças sabem e têm a coragem de fazer, sobretudo pelo facto de nem terem consciência que a têm) feita por uma delas: “Ó ‘setôra’, mas a ‘setôra’ ainda tem avôs?” (e sim, até na escola primária o epidémico ‘setôra’ já chegou e já não é de agora).
Ora perante esta pergunta (sê-la-ia mesmo?) assaltaram-me logo dois pensamentos: primeiro o de ir a correr comprar tintas para o cabelo de forma a aniquilar quaisquer sinais exteriores de velhice, sim que como é sabido, para uma criança de seis anos, qualquer pessoa com mais de vinte está a prestes a expirar o seu prazo de validade, o que é normal, se pensarmos que ter seis anos é ser-se vergonhosamente jovem. O segundo pensamento (e último do dia, que quem dá o que tem a mais não é obrigado) levou-me a pensar de forma mais vasta e, nomeadamente, no conceito de idade.
Quando tinha seis anos queria ter (como toda a gente) dezoito, quando me chamavam “menina” não gostava, queria ser “crescida”, quando me diziam para me ir deitar antes da hora, queria ser “grande” porque os “grandes” tinham liberdade para fazerem tudo o que quisessem.
Quando tinha seis anos tinha em mim todas as certezas do mundo e sobretudo, a principal, saber que ia crescer. Hoje, até tenho vontade de abraçar quem me chama “menina”, ou quando me dá menos idade do que a tenho. Hoje agradeço o facto de ainda ter avôs, apesar de ser um facto “espantoso” para a compreensão de uma criança de seis anos. Um professor nunca pode ter menos de cinquenta e nunca deverá apresentar-se ao serviço sem alguns cabelos todos brancos. Compreendo-os. O que os tento fazer entender, falando na melhor língua que conheço - a “língua-criança” - é que eles de facto são totalmente livres. No mês dos Cravos, haverá maior liberdade que estar na idade em que ainda falta tanto tempo para tudo?

Vanessa Limpo


in "SemMais" edição de 12 de Abril de 2008

4 comentários:

Xanoxa disse...

Oisss é de facto espantoso, mas é normal sermos extraterrestres aos olhos dos alunos... um no outro dia perguntou... é casada? e eu calmamente "não" e ele chocado .. "ai NAOOO"??? ficou ainda mais chocado quando lhe disse que era do Sporting... LOL
beijos

Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Moura disse...

A idade de inocência...quantos adultos não desejaram tantas vezes voltar a esta idade para não encarar com a realiadade por vezes tão cruel.

didicas disse...

ola! Ito para mim, como deves calcular é normalissimo.........."Ainda tens avós??? xiiiiiii tão velha, 27 anos. ah, é mais nova que a minha mãe!", e o famoso porquê "porque que não tens filhos??" Mas sobre isto tenho uma historia girissima..... Um menino há uns tempos disse-me que eu tinha que ter um filho. ao que eu disse que qualquer dia tinha. ao que me foi respondido, então tens namorado, didi? eu respondi que não! intrigado, volta a dizer-me: "mas tens que namorar pra depois casar." ao que acrescento "não preciso de me casar pra ser mãe........" resposta de uma criança de 6 anos: não, não didi! assim não tens pai pro filho. primeiro tens que te casar, para teres o filho!".......É tão bom sentir que ainda existem crianças assim, doces e incorrompidas. Escusado será dizer que não tive, nem quis argumentar..........beijocas