sábado, 12 de junho de 2010

Calendário...



(Arraial de Santo António em Alfama)


Gosto de Junho porque é promessa.
De Verão, de calor, de sonho.
Gosto de Junho pois é começo.
Mês inciático.
Tem Santo António lá no meio.
Tem cores,
Tem ruas
e enfeites.
Tem sarinhas, bifanas e sangria.
A copo.
A sorriso.
E vai um brinde à noite.
Gosto de Junho pois traz consigo outros meses.
Os meses que me aquecem.
Gosto de me tapar com Junho a aquecer-me.
Gosto das mangas curtas, dos chinelos, dos vestidos.
Gosto de Junho e Junho nunca me desaponta.
Não é frio como Novembro ou chuvoso qual Fevereiro.
Não é lúgubre.
Para mim Junho nunca anoitece.
Junho pare apenas dias.
Em Junho as conversas têm sabor a cerejas
E a marés de praias próximas.
Em Junho conjugo-me,
sem pretéritos ou condicionais,
sem grilhões da gramática fria de Dezembro.
Gosto de Junho pois nele nascem novos calendários:
que abro vertiginosamente,
sem medo da queda.
Sei que Junho me ampara e por isso
visto o seu cobertor quente
e mergulho mês dentro.

4 comentários:

Fernanda disse...

Sabes que eu não gosto de festas populares. Todavia, tenho saudades de Lisboa, tenho saudades tuas, da Patrícia, do Bruno. Tenho saudades do calor das ruas (sei que aí está meio chuvoso). Tenho saudades de dormir em tua casa e falarmos longamente. E tenho saudades de cozinhar para ti, embora aqui no Brasil tenha fãs dos meus cozinhados.
E esta época lembra-se isso tudo.

Vanessa disse...

Sim, minha querida, eu sei que não és grande fã destas celebrações e por isso imagino que para dizeres isso que, de facto, estejas mesmo com muitas saudades.
Só não são maiores pois mantenho-te presente, falando de ti quase todos os dias...todos os que fazem parte do (meu) pequeno mundo sabem quem tu és e conhecem os contornos da tua sensibilidade.
Beijos grandes como tu!

Fernanda disse...

Os contornos da minha sensibilidade...ai, que saudades das tuas palavras e de conversar contigo!
Esqueci-me de te dizer...grrrrrrr.

Bjos

paulo disse...

tão bonito, tão à-flor-da-pele!