quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

The best thing...

Tiradas únicas das "minhas" crianças:

Part I - Numerais ordinais.

Eu: "(...) e a Matilde não vem mais às aulas, é?

Gonçalo: "Não, ela vem, vem é só às 5as, 6as e 7as."



Part II - "Pandemia".

Hugo: "Ó professora, tás com bebé?"

Eu: "Não, porquê? é da blusa, é?"

Hugo: "Não, é porque a minha outra professora está".

P.s. A Carolina tem seis anos. Primeiro ano do ensino básico. Tudo muito certinho, como convém. Carolina tem a altura certa, rosto bonito, o peso regular. Carolina não fala. Carolina não apresenta qualquer problema ao nível do aparelho fonador.
A Carolina compreende tudo o que se lhe diz, não tem um défice "cognitivo" como tanto se apraz dizer nos tempos que correm. Nada a impede de falar. A não ser ela própria.
Carolina fala apenas com a mãe, o pai, e os avôs.
O silêncio é de ouro, dizem...
Ontem a avó da Carolina veio ter comigo: "Tem um minuto?"
Todos, até porque há uma voz que fala pela Carolina.
Diz-me que se desconhece a causa deste silêncio auto-infligido, procurado.
Fico a saber (porque em casa fala com todas as letras) que gosta da escola, de todas as disciplinas, que adora inglês e que a professora de inglês a compreende.
Peito inchado, preocupação pelo meio, sorriso posto.
Cá fico à espera da voz, que rompa os compassos do silêncio.
Aguardo pacientemente, até porque as palavras não têm tempo.


3 comentários:

paulo disse...

primeiro, ri-me, sobretudo com a pandemia! pega-se, Vanessa! depois, fiquei meu parado com a situação da Carolina! deves ter ficado com o ego na exosfera! e tens razão para isso! sim, espera, um dia haverá de desprender o silêncio e soltar uma voz de ouro!

abraço

paulo disse...

p.s.: ò esqueci-me: a foto tua está cinco estrelas!!!

Cleo Santos disse...

A Carolina já fala ;)