segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Cansaço(s)

Hoje leio num artigo de opinião num desses jornais diários gratuitos, algo que já tinha pensado e que me surpreende que muita pouca gente contabilize.
Dizia a jornalista que em média, as nossas crianças passam cerca de doze horas do seu dia na escola. Atendendo a que deveriam dormir cerca de 8 a 10 horas (precisam de mais horas de sono que nós e que os adolescentes), o que sobra dos seus dias umas míseras 2 a 4 horas para estarem com os seus pais, avós, com os seus quartos e respectivos brinquedos.
Falta-lhes tempo para o que de melhor fazem: "criançar".
Não têm efectivamente tempo para correr, pular, descobrir, saltar todas as poças que sabem ser "feitas" para elas pisarem, pisar apenas nos "quadrados pretos" da calçada, atirarem-se para o manto de folhas secas em mergulho picado ou até para porem os pais doidos como seria natural. (Essa tarefa é delegada agora para os professores).
Se isto me preocupa porque todo o refreamento de algo que nos é inato e, concomitantemente, natural é sinal de atrofia, regressão e, todos o sabemos, algum dia esta (dura) factura terá de ser paga; não menos me assusta o outro lado da questão que se entrelaça a esta: as nossas crianças estão a ficar muito, demasiado, mimadas, possessivas, egoístas e muito pouco altruístas.
Crescem mais rápido, mas amadurecem muito tardiamente.
Hoje oiço, logo pela manhã, a conversa entre uma funcionária que traz as crianças do autocarro para as actividades e um colega meu de educação física.
A funcionária, also know as mediadora pais-professores, trouxe ao colega um recado de duas mães extremosas: para, por favor, quando elas se portam mal ou chegam atrasadas para não lhes dar o castigo que costumeiramente lhes aplica: fazerem alguns agachamentos...isto porque...as crianças se cansam a fazer isto!!!!
Portanto: portar-se mal...chegar atraso...consequência pedida para os actos??? Nada, não fazer nada porque a alternativa...cansa...
Cansa sim senhor, extenua, fatiga e exaspera...ouvir isto!

3 comentários:

alma-em-4-corpos disse...

e não é de estranhar se a dita mediadora, mais dia menos dia, trouxer uma missiva dos papás a perguntar: é possível, sr. professor, ir dar o banhinho e o jantarinho ao meu piqueno? é que tal como ele se cansa com o exercício, também eu ando num estado de fadiga que dá dó.

estão a transformar os miúdos nuns "panisgas"

Angelo disse...

Mas quer levar um estalo, eu vou sempre passando por aqui! E ate vou comentando de quando em vez! Mas, ok, ok... Prometo deixar mais palavrinhas a minha Faneca Romanova!

Se achas que as criancas portuguesas passam demasiado tempo nas escolas, imagina estas aqui! Nem tem tempo para dormir! Uma tristeza!

De resto, mal posso esperar por visitar a tua casinha ao Martim Moniz e brincar aos crescidos!

Kisses

J. Maldonado disse...

Subscrevo o que dizes.
De facto hoje em dia as nossas crianças não estão a ser devidamente educadas pelos pais. Ou seja:
Devido ao excesso de mimos que estão a receber agora, no futuro não saberão lidar com os problemas da vida, pois estarão sempre a contar com a ajuda dos pais. E nunca terão uma personalidade equilibrada.
Dá-me impressão que os pais metem os filhos na escola só para não terem que os aturar...