segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Geração Caroço

A apresentadora Carolina Patrocínio (para os mais incautos é a apresentadora daquele programa de vídeos que conta igualmente com a presença de Pedro Miguel Ramos) e ex-apresentadora do Disney Kids, veio a público, numa entrevista, dizer, entre outras coisas, que não gosta de fruta com caroços (gostava de saber quem gosta, mas adiante) e como tal, só a come depois da sua empregirar.
Detectou aqui algo que não lhe caiu bem, não foi bem? E não foi o caroço da fruta.
Esta jovem, que é mandatária da JS, que conta com 22 anos de idade, vem a público dizer o que qualquer um teria vergonha de sequer de pensar, quanto mais de verbalizar.
Isto é revelador nao só do estado da sua massa encefálica (muita vitamina, muito livro e estudo sim, querida?). E pior, do contexto em que foi criada/educada.
Acho incrível como uma mulher feita (?) pode afirmar que tem alguém, que por acaso até se encontra numa condição laboral inferior à sua, que lhe tira caroços da fruta.
Isto é revelador não só da (falta) de educação de valores que lhe foi transmitida, e é sintomático também de todo o retrato de uma nova geração que, de facto, se pode chamar a"geração que não faz a ponta de 1 caroço".
O problema é exclusivo desta menina bem. No caso dela, sabemos que vem de famílias muito bem colocadas na dita sociedade, que nunca lhe faltou dinheiro, que já viajou por meio mundo à borla.
Ninguém tem culpa de ter nascido rica/o. E é natural que se aproveitem as (boas) oportunidades que avultadas somas monetárias nos dão. Seria hipócrita negá-lo e eu se fosse rica não ficava em casa a contar os mosaicos do chão.
O que me espanta é este despudor, esta descontracção em dar a conhecer algo de que se deveria ter vergonha. Uma mulher que não sabe tirar 1 caroço? Ou pior, que não está para isso??? Não está porque sabe que tem quem o faça por ela.
Assim é a "Geração Caroço": nasce, cresce, vai-se desenvolvendo à sombra dos caroços de bananeiras que possui. Não fazem a cama, não põem a mesa, não vão deitar o lixo á rua, não fazem ideia a quanto está o pão porque nunca puseram os pés numa padaria ou supermercado.
Não sabem, muitas vezes, quanto dinheiro têm. Isto para os meninos ricos. Para os outros, os filhos da classe média (os mais comuns) gastam o dinheiro dos cartões Multibanco que os pais lhe dão, arrasam o saldo dos telemóveis que lhes são oferecidos mesmo que tenham 8 ou 9 negativas e esturricam a mesada nos Fóruns e Dolces desta vida...
A culpa? já sabemos de quem é? O que irá ser feito? espero que muito e para melhor.
Quanto a mim, se um dia for mãe, volto a fazer o pedido que costumo fazer se me virem a tirar 1 caroço de um pêssego a um filho se este já tiver mais que idade para o fazer: dêem-me uma valente chapada para ver se acordo. Para a vida e para a vergonha que é muito bonita e vem ao preço da uva (daquela que se sabe).
Uva com grainha. Da boa. Com caroços. Que a fruta, como a Vida, serve-se fresca e com caroço.

4 comentários:

Gita disse...

Esta gaija teve cotagem de dizer isso? Eu fico POSSUÍDA!!!!!

Não sei quem lhe achou piada para apresentadora, é bastante esquisita, tal e qual o que lhe sai daquela bocarra para fora :(

É triste realmente ver esta geração a crescer sem valores nenhuns, até tenho medo de quando chegar a mais velhota... isso é que vai ser "bojardar-nos"... CREDO!

Patrícia T. disse...

Amiga, não podia concordar mais com a tua reflexão, aliás eu já abordei esta "temática" no meu blog ("Uvas sem grainhas") e, de facto, é incrível, mas a culpa não é inteiramente deles (jovens de agora), é também de quem (não) os educa e lhes dá os cartões de multibanco, os telemóveis e as mesadas para arrasar...

Nós pertencemos à "Gerãção Rasca" que se tornou, por ironia do destino, "Gerãção à Rasca", que fica boquiaberta com afirmações do género (e isto que vou dizer é verídico) "Por esse preço (x euros em impressões de trabalhos numa escola) comprava 3 camisolas na Zara". E assim vai este país...

Cleo Santos disse...

Amiga mais uma vez as tuas palavras actualizam a minha "cultura" sobre VIP's e fico realmente maravilhada com o que vai por esta mundo fora!Hei-de falar com a "M" para me tirar os caroços!Se não tira, rua!Porque hei-de ser menos que a Carolina?;)

Anónimo disse...

Vanessa, adorei o teu texto e já sabia desta história, mas discordo de ti. Já vi coisas piores. Eu descascava a pele das uvas ao meu marido, por ex, era uma prova de amor...(LOL). A minha avó sempre nos descascou a fruta a todos (apesar de eu espernear que não queria). Em suma, não é preciso ser-se rico para se ser atrasado mental, mas na verdade ser pobre estimula os neurónios, obriga-nos a ser desenrascados, desempoeirados, a ter uma lata descomunal para pedir subsídios e tratar de papéis de todo o género.
A menina não gosta da graínha da uva? Então não a coma...se calhar aquilo fica-lhe entalado no cu, dá-lhe obstipação. Se ela veio contar isso a público, a explicação só pode ser uma: além de puta, é estúpida. É de ter pena...Eu se tivesse dinheiro já tinha feito pelo menos 1 doutoramento. E descascava a minha fruta (salvo seja!).

F.