terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Trojan horse...

"(...) Joana
Queima o cavalo de Tróia, meu querido. Esquece os sonhos quando acordares do sonho, esquece o medo quando estiveres com medo, nós estamos nisto juntos e, como tu dizes do teu Deus, se não há liberdade não há mérito. Vamos viver a liberdade sem cavalos nem medos nem códigos.

Vasco
Não são ciúmes, percebes? O ciúme é um medo.

Joana
Não tenhas medo.

Vasco
E o cavalo de Tróia não é uma teoria minha, é uma imagem, uma imagem que apareceu, uma imagem triste e perversa e livresca, mas eu queimo o cavalo se o queimares comigo, queimo até Tróia, se tu a queimares comigo.

Joana
Queimas Tróia? Mas nós não vivemos em Tróia?

Vasco
Não, minha querida. Nós vivemos no mundo."

Nada de dois, Pedro Mexia, edições Tinta da China, 2009.

Sem comentários: