segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dia da criança

"Por dentro sei que sou pintado de branco embora às vezes um pouco borrado. mas gostava que certas pessoas penetrassem dentro de mim e vissem com os seus próprios olhos o que eu sou por dentro (...)
Eu sei que estou a gastar o meu "latim" e que o/a sortudo/a que ler isto vai dizer "é mais um infeliz", mas é só para saberem que não gosto da personalidade que sinto cá dentro às vezes". (P, 14 anos).



"Por dentro sou como um tesouro. As outras pessoas é que têm o descobrir". (S,12 anos).


"Eu sou feliz por dentro e por fora e às vezes estou chateado. Eu sou um beijoqueiro". (G, 10 anos).



"Por dentro? É a minha barriga. Gosto de brincar". (N, 4 anos).



"Sinto-me feliz porque sou corajoso". (A,9 anos).


"Eu sou por dentro o que a minha vida é por fora. Tem coisas boas e más. Eu às vezes fico com o coração triste e às vezes fico com o coração feliz." (A, 7 anos).



"Eu sou feliz por dentro. Tenho coisas chatas, assim mais difíceis. Mas isso quem é que não tem? Mas tenho a minha família, os meus pais, a minha irmã. E tenho os meus amigos, sobretudo um que é um grande amigo, e que é da mesma turma que eu. Por isso é que eu penso que a vida não pára. Muitas vezes lembro-me do que já vivi. Mas agora gosto mais de pensar no futuro, de viver a vida bem. A vida é só uma, não é?" (F,13 anos).


Se, com 13 anos, F. tem esta consciência de si, do mundo e da vida, é caso para eu dizer que quando for grande quero ser como ele.



in Interiores, Pedro Strecht, Assírio e Alvim, 2002, pp 361-363.

1 comentário:

Barroso disse...

"Sou um beijoqueiro" Ehe!