quinta-feira, 30 de julho de 2009

Wass up?



ou melhor: Brüno: Delicious Journeys Through America for the Purpose of Making Heterosexual Males Visibly Uncomfortable in the Presence of a Gay Foreigner in a Mesh T-Shirt


A nova aventura de Sacha Baron Cohen, former Borat, former Ali G, leva-nos da Áustria até aos EUA para um novo tour de entrevistas, relatos e imagens absolutamente hilariantes e não menos chocantes. Não pelo uso da imagem-escândalo típica em Cohen, pelo recurso ao nú explicíto ou às já habituais piscadelas de olho a referências culturais que se inscrevem na temática em questão. Desta feita o mundo gay. Os estereótipos, pelo menos (Lagarfeld, Soft Cell, Elton John, etc).
De entrevistas a manequins absolutamente ridículas, a visitas a acampamentos no mais profundo south americano (Alabama, Arkansas), ou ainda a incursões pelo Médio Oriente (ou será Middle Earth? E será Homus ou Hamas? Bruno is confused...), até diálogos hilariantes com pastores "converters" de homo em heterossexuais, Bruno leva-nos muito mais longe que ao coração dos EUA.
Faz-nos viajar pelas entranhas da hipocrisia, tacanhez e da sofreguidão pelo estrelato.
Quando o filme acaba a naúsea vai não para o nú de Cohen ou os jogos sexuais do seu personagem mas para a mentalidade daqueles que entrevistou.
Isso sim, é uma outra forma de terrorismo.
Asqueroso e chocante.
Não sendo para todos os estômagos, aconselho o seu visionamento a todos os que admiram, contudo os apêndices testiculares que Cohen demonstrou ter.

Sem comentários: