domingo, 17 de maio de 2009

Livros com encontro marcado



(Este foi o livrinho que comprei este ano, adivinham-se umas boas gargalhadas).


Prometi e consegui cumprir (com a tua inquestionável ajuda, F.) a promessa que tinha feito a mim mesma, de este ano na Feira do Livro comprar um e um só livro, isto porque o facto de andar a dar uma de Sofia Carvalho no "Querido, mudei a casa" obriga a cortes orçamentais noutros âmbitos, que apesar de me serem muito caros, como são os meus livrinhos, tiveram de ficar retidos na "fonte", ou seja, ficaram nos escaparates e foram objecto, este ano, de puro amor platónico.
Foi bom, contudo, ver cada vez mais gente na feira, nao sei se tanto para ver e comprar livros ou se para comer farturas, churros, waffles (I confess, I did it!) e estar em amena cavaqueira, a conversar e a impedir que as pessoas que, de facto, queriam ver livros não o pudessem fazer, pois concentram-se TODAS no mesmo sítio e não deixam ninguém passar.
Depois vêm também as criancinhas em carrinhos que assinalam devidamente o sexo do bebé/criança que passeiam, transportanto todos os bonequinhos, brinquedos alusivos aos esterótipos masculinos/femininos do costume. Mais catita ainda é continuar a ver que o que os carrinhos de bebé mais transportam não são, curiosamente, bebés mas crianças. Infantes já com uns quatro ou cinco aninhos que tendo todos os dedinhos dos pés e podendo andar perfeitamente (e só lhes fazia bem), encontram-se sentados para puro deleite dos seus glúteos e descanso dos papás.
Depois admiram-se quando daí a um ano ou dois, os forem buscar à escola e se cometerem o erro de estacionar os seus popós a mais de 100 metros, os pequenotes, tão doces e imberbes, desatarem a fazer uma birra e gritar por decibéis nunca dantes ouvidos.
Todavia é sempre bom lá ir, é quase um ritual que tenho, tradição que pretendo manter, mesmo quando a carteira mingua na mala. Melhor ainda é ir com a companhia certa. E a F. é sempre uma aposta ganha. Barrigada de riso, humor e inteligência.
Os livros até podem (ou tiveram) de passar ao lado, mas boa disposição e conversa frutuosa tem sempre lugar marcado.

3 comentários:

Nokas disse...

O que eu dava pra ter ido ctg...eu adoro livros, e a minha biblioteca ta a crescer...eterna romantica, adoro todo o tipo de historias de amor (lamechas, como lhe chama o meu C.)...claro q tb gosto de outros generos,enfim, eu adoro ler...tens que me recomendar alguns ;)

Angelo disse...

Em resposta ao que me escreveste, como te entendo! Nós não temos que entrar em modas de gostar de sushi! Mas tu sabes que eu estava a ser irónico, porque hoje em dia dizer que não se gosta de sushi há-de ser pior do que fazer uma piada racista!
Quanto às minhas esquisitices... Estou bem melhor!

fercris77 disse...

Ainda bem que gostaste, dos livros, da companhia, da waffle (waffle é gaja?). Para mim afeira do livro este ano estava mais do que pobre, estava paupérrima...mas ao menos encheu-se de roulotes de farturas, valha-nos isso!
Vais ver que o teu livro se revelará uma boa escolha, além disso, fizeste bem em apostar em sofás novos, tb vale a pena!