quinta-feira, 10 de maio de 2007

O (outro) efeito borboleta...



Introdução ao Lúpus

O Lúpus pode aparecer em qualquer pessoa mas é mais frequente em mulheres em idade fértil. Cerca de 90% das pessoas com a doença são mulheres. Por vezes, o primeiro sintoma de diagnóstico do Lúpus, é uma mancha vermelha que se apresenta na face e, normalmente, em forma de borboleta.
Até hoje, ainda não se sabe quais as causas do Lúpus. Apenas se sabe que não é contagiosa nem hereditária embora os descendestes de pessoas com Lúpus estejam mais susceptíveis de também o ter. O Lúpus é uma doença auto-imune que pode afectar quase todo o corpo. Contudo, frequentemente, afecta com mais frequência os rins, sangue, joelhos, pele, mas qualquer outra parte do corpo está exposta a esse “perigo”. Outras partes do corpo também muita afectadas são os pulmões, coração e até mesmo o cérebro. O sistema imunitário produz anticorpos que protegem o corpo e o organismo de vírus e bactérias. Mas, no caso de doenças auto-imunes como o Lúpus, esses anticorpos funcionam contra os tecidos e células saudáveis que deveriam proteger.
Normalmente o Lúpus caracteriza-se por dor, inchaço, perda de função quer no interior como no exterior do corpo, ou mesmo em ambos.

Por: Vera Correia em 12 de Janeiro de 2007

Andava eu aqui nas minhas pesquisas cibernéticas sobre esta doença, quando me deparei com este blog que, a meu ver, está muito bem elaborado na medida em que aborda este tema de uma forma muito simples mas concisa e sem dramas. Fala da doença mas não induz ou promove a pena ou a caridadezinha pelos doentes lúpicos. Para mais informações, consultem: http://wsl.cemed.ua.pt/blogs

P.S. Hoje dia 10 de Maio é o dia internacional do Lúpus.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ricardo said...

Muito bem lembrado...
Beijos para ti.